O QUE É UM VÍRUS DE COMPUTADOR

Um vírus é um programa de computador que infecta outros programas, modificando-os para incluir uma cópia de si mesmo. Todos os vírus se copiam, sendo que alguns sofrem mutações, isto é, modificam-se ligeiramente para dificultar a ação de programas antivírus. Estatísticas mostram que apenas 5% dos vírus contêm algum código considerado "maligno", ou seja, interfere no funcionamento do computador. Enquanto que alguns vírus apagam o disco rígido dos computadores, outros se instalam na máquina com data marcada para serem ativados, ou quando você executa uma determinada manobra. Alguns podem violar sua segurança e privacidade, ou provocar um retardo na velocidade do seu computador. Estima-se que atualmente 80% das contaminações por vírus de computador ocorra através de downloads de programas ou trocas de arquivos pela Internet.


TIPOS DE VÍRUS

Os vírus computacionais podem ser classificados em 3 categorias básicas:


Vírus de Boot

Transmitido basicamente por disquetes, copiando-se para o setor de boot (grupo de instruções do disco que o computador lê quando é ligado).Recomenda-se não deixar disquete no drive quando este não estiver sendo utilizado. Atualmente são pouco freqüentes.


Vírus Executáveis (ou de arquivo ou de programa)

Anexam-se ao código executável de outros programas, principalmente os que contêm a terminação ".exe" ou ".com". Quando um programa infectado é executado, o vírus vai para a memória do computador e de lá infecta outros programas que são executados posteriormente.


Vírus de Macro

São os mais difundidos atualmente. Macro são códigos executáveis, destinados a automatizar tarefas repetitivas, utilizadas em processadores de texto (tipo WORD) ou planilhas de cálculo (tipo EXCEL). Este tipo de vírus ataca os documentos de gabarito (templates) do "Microsoft Office", principalmente o arquivo normal ".dot". A partir da contaminação, todo documento criado possuirá o vírus dentro dele. Os vírus de macro podem "desabilitar" funções simples dos programas, como "Salvar" e "Sair".


MEDIDAS DE PROTEÇÃO

Não existem, até o presente momento, formas de eliminar a possibilidade de ser infectado por um vírus computacional, mas é possível seguir alguns passos para minimizar o risco.

1º PASSO: BACKUP

Providenciar cópias atualizadas dos arquivos de dados pois essa é a melhor proteção contra vírus, pane nos computadores, falhas de programas, incêndios, inundações, etc. O uso de disquete não é o mais recomendável, devendo-se utilizar de preferência o CD ou o ZIP. Mantenha sempre no mínimo duas cópias: uma dentro e outra fora do seu local de trabalho.


2º PASSO: AUMENTAR O NÍVEL DE SEGURANÇA


A maioria dos vírus se propaga através de programas ou arquivos computacionais e, em grande parte dos casos, são ativados apenas quando você abre um programa ou arquivo infectado. No entanto, mesmo tomando precauções, os denominados "vírus de script" podem infectar seu computador sem que você precise abrir arquivos ou programas. Basta visitar um site que contenha o vírus, ou ler uma mensagem de correio eletrônico. Para se defender destes vírus que chegam via Internet, são recomendados os seguintes procedimentos:


No "WINDOWS 98":

Desinstalar o programa "Windows Scripting Host", que vem incluído no sistema operacional e que pode ser utilizado por vírus, como é o caso do famigerado "ILove-you". Clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema e Limpeza de Disco. Depois, escolha o item Mais Opções e clique no botão Limpar, que está dentro da janela Remover componentes do Windows. Prosseguindo, abra o item Acessórios e remova o programa, desmarcando a caixa que aparecerá à esquerda do nome "Windows Scripting Host".


No "INTERNET EXPLORER":

Clique em Ferramentas e Opções da Internet. Depois, selecione o item Segurança e clique no ícone Sites Restritos. Escolha o nível de segurança Alto e clique em OK.


No "OUTLOOK EXPRESS":


Clique em Ferramentas, Opções e Segurança. Depois, assinale o item Zona de Sites Restritos.


No "NETSCAPE NAVIGATOR 4.74":

Desativar o suporte às linguagens Java e Javascript, pois podem ser controladas à distância. No menu Edit, clique sobre Preferences. A seguir, na opção Advanced, desabilite Enable Java, Enable Javascript e Enable Javascript for Mail and News.


3º PASSO: ADOTAR A REGRA BÁSICA ANTIVÍRUS

"Não abrir arquivos executáveis e de documentos anexados sem antes passar neles um antivírus atualizado"


4º PASSO: UTILIZAR SEMPRE PROGRAMAS ANTIVÍRUS

Outra forma de proteger arquivos é utilizar um software antivírus. Embora existam dezenas de programas, quatro são os preferidos dos usuários no mundo todo: o Norton, o Viruscan, o Inoculate e o PC-cilin.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

Revista Web Guide, Ano 1 – nº 1, junho/99 p. 12-14
Folha de São Paulo. Caderno de Informática. Ed. 10.05.00 p.3
A Tarde. Caderno de Informática, p. 5. Edição dia 20.12.00